Em tempos de avalanche de escândalos de corrupção de um lado e de movimentos e legislação anticorrupção de outro, a palavra compliance tem ganhado cada vez mais visibilidade no país, notadamente dentro das instituições públicas e privadas que buscam manter uma boa imagem e reputação inquestionável perante seus funcionários, stakeholders e potenciais parceiros de negócios. A explicação para o crescente investimento das empresas em programas efetivos de compliance é simples, e pode ser resumida em três palavras: confiança, credibilidade e diferencial.

Está na hora de começar a reconhecer as sextas-feiras pelo que elas realmente são: 20% a menos de trabalho na semana. A obrigação daqueles que têm seu próprio negócio é assegurar que seus funcionários tenham o mesmo nível de rendimento nas tardes de sexta-feira do que nas manhãs de segunda.

Flexibilidade para os funcionários, redução de custos para a empresa, facilidades na hora de realizar uma atividade — e consequente aumento de produtividade. Estes são alguns dos motivos que têm levado diversas empresas a adotarem a prática de home office.

Entrevistas de emprego são situações difíceis, não só para os candidatos, mas também para o empreendedor. Como é possível julgar a personalidade de alguém, suas habilidades e deficiências em apenas alguns minutos?

Existe um comportamento desgastante do qual muitos de nós, com frequência, somos vítimas: ouvir as vozes críticas escondidas em nossa mente. Quer elas provenham de críticas externas, quer de nossos próprios medos e dúvidas, essas vozes negativas enviam mensagens de que não somos suficientemente bons, suficientemente gentis, ou suficientemente produtivos. A pesquisa mostra que o ecoar de pensamentos negativos em nossa cabeça aumenta nossas chances de depressão, nos isola dos outros, e inibe nossa capacidade de perseguir metas.

Um erro comum em empresas – seguido também por seus funcionários – está em manter uma visão muito simplificada da inteligência emocional. Olhar apenas para características como sensibilidadesociabilidade e o fato de que as pessoas gostam de você não é suficiente. Um líder emocionalmente inteligente também precisa ter a capacidade de oferecer um feedback sincero, ainda que duro, a um funcionário – para que ele possa se desenvolver mais na empresa.

orb.digital