Ter autocontrole pode lhe ajudar a organizar pensamentos, controlar melhor suas emoções e até ser mais produtivo no dia a dia. Todos esses fatores também afetam diretamente a maneira como você lida com o dinheiro e a movimentação de sua conta bancária. Pessoas que sabem ter um alto controle mental também são boas em gerir seu dinheiro, segundo artigo publicado na Inc. Elas controlam o dinheiro de uma maneira que as permite viver seguindo seus próprios valores e, ao mesmo tempo, estão sempre em busca de seus objetivos financeiros. Mas como elas fazem tudo isso?

A revista Inc. listou oito estratégias. Confira:

 

1. Elas criam um orçamento

Visualizar o quanto você ganha versus o quanto você gasta pode gerar certa ansiedade e não é das tarefas mais prazerosas. Mas pessoas que detém forte autocontrole têm objetivos claramente definidos e sabem que, sem um plano, elas não conseguirão atingi-los. O orçamento te ajuda a se manter informado sobre suas escolhas, onde você gasta mais e, a partir desses fatos, você conseguirá controlar as emoções na hora de consumir. Comprar de forma consciente. 

 

2. Elas tomam riscos calculados

Pessoas com autocontrole não ficam se arriscando por aí. Mas o receio que sentem em perder algo não as impede investir e de buscar as oportunidades certas. Elas gastam tempo calculando onde estão os menores riscos e assim sabem quais são as oportunidades mais adequadas a seus objetivos financeiros. 

3. Elas não se comparam com os outros

Comparar você a outras pessoas é a forma mais eficaz de se autossabotar. Pessoas com autocontrole não desperdiçam energia e competência pensando em ter um carro melhor que o colega ou a maior casa do condomínio. Eles criam a sua própria definição de sucesso e mantêm o foco em seu próprio caminho.

4. Elas separam o dinheiro que herdaram da fortuna que fizeram

Pessoas com grande autocontrole não são necessariamente ricas - mas geralmente vivem em uma situação confortável. Eles se sentem bem consigo mesmas independentemente do saldo em sua conta bancária. Eles não mostram ou gabam-se de seus ativos porque focam no dinheiro que eles mesmos fizeram e não o patrimônio total. 

5. Elas têm suas posses - mas não obcecados por elas

Esse tipo de pessoa não dá importância a coletar e expor suas posses. Eles cuidam bem de seus pertences mas não são "casados a eles". São capazes de mudar de casa, deixar para trás algumas coisas, e até seguir sem o luxo anterior. 

6. Seus hábitos financeiros estão de acordo com seus valores

Essas pessoas gastam tempo e dinheiro com o que realmente interessa a elas. Fazem horas extras se têm um objetivo específico ou querem obter algo que desejam. Gastam tempo com suas famílias e têm crenças que fundamentam suas decisões. 

7. Elas não saem por aí gastando "porque merecem" 

Quantas vezes você já justificou uma compra que iria fazer dizendo para si mesmo: eu trabalhei muito, posso me exceder porque mereço isso? Pois é. As pessoas com grande autocontrole não usam essas desculpas na hora de comprar aquilo que não precisam. Pratique a autodisciplina, espere a hora certa. 

8. Elas têm propósito

Eles se esforçam em deixar um legado para as gerações futuras ou dar aos outros o que eles precisam. Têm forte senso de propósito e isso permeia todas suas decisões financeiras. 

 

Publicado por Época Negócios

 

 
Comente o Post

orb.digital