Atualmente, há poucos empregos disponíveis no mercado de trabalho. Muitos trabalhadores norte-americanos estão em cargos com condições péssimas, assim como ocorre no Brasil.

Essas pessoas que odeiam seus trabalhos, muitas vezes não conseguem mudar essa situação por não saberem como agir nesses momentos.

Veja na galeria de fotos 10 coisas para fazer quando você odeia seu emprego:

10-coisas-trab-is-2

Faça uma rápida auto-avaliação

A Dra. Katharine Brooks, diretora executiva do departamento de desenvolvimento de carreira na Wake Forest University, Estados Unidos, e autora do “You Majored in What? Mapping Your Path from Chaos to Career” (sem tradução para o português), afirma que as pessoas devem começar com a pergunta: por que eu odeio o meu emprego atual? Este é um sentimento recente ou eu sempre me senti assim? O motivo são os colegas de trabalho, as tarefas que eu faço ou a cultura da minha organização? “Tente fazer uma lista com os prós e os contras do seu emprego, e o que você procura no seu próximo”, afirma. Determine se há meios de modificar sua situação enquanto fica na empresa. “Mas mesmo analisando as possibilidades, não deixe seu emprego atual até ter um novo trabalho seguro”.

 

10-coisas-trab-is-3

Descubra se é você mesmo ou o seu trabalho que está o deixando infeliz

Uma vez que você fizer sua auto-avaliação, determine se os motivos pelos quais você está infeliz tem a ver com você ou com o seu trabalho. Por exemplo, se você decidir mudar de emprego para aliviar a tensão, saiba que esse sentimento pode o seguir e você pode sentir o mesmo no seu próximo emprego, afirma Debra Benton, coach executiva e autora do livro “The Virtual executive: How to Act Like a CEO Online and Offline (sem tradução para o português). Se você está insatisfeito no seu emprego porque você não está feliz na sua vida pessoal, a solução pode ser procurar ajuda fora do escritório.

 

10-coisas-trab-is-9

Fale com o seu superior

Se você não está feliz com o seu cronograma, com o seu salário ou com os projetos que designaram para você acompanhar, você deveria conversar com o seu chefe. Há meios de melhorar essa situação, afirma Brooks, e isso pode ser muito mais simples do que você pensa.

 

10-coisas-trab-is-10

Não se demita imediatamente

Se você tem um trabalho que fornece uma compensação e que não é insuportável, então considere ficar nesse emprego, pelo menos por enquanto, aconselha Deborah Shane, autora de livros de carreira e consultora de mídia e marketing. Lembre-se que a grama do vizinho nem sempre é mais verde, “e algumas situações não são exatamente o que você achou que eram. Antes de sair do seu emprego atual ou antes de decidir mudar para outro ramo, pesquise e faça as preparações necessárias para que você fique qualificado”. Entretanto, se você está em uma situação em que seu emprego é insuportável ou que não promova segurança, você deve sair dele.

 

10-coisas-trab-is-1

Mude suas atitudes

Talvez você tenha tido uma má experiência no trabalho que o incomodou muito. Entretanto, deixe isso de lado. Mantenha uma atitude positiva e foque nos aspectos do seu trabalho que você gosta. Se você não consegue achar nenhum, talvez seja a hora de mudar de emprego.

 

10-coisas-trab-is-8

Seja profissional

Mesmo que você planeje sair do seu trabalho, continue realizando suas tarefas com qualidade. Deste modo, quando você decidir ir embora, você não se sentirá envergonhado em relação ao seu comportamento. Sempre se lembre: nunca é uma boa ideia destruir pontes, não importa quão insatisfeito você está com o seu chefe ou com seu trabalho.

 

10-coisas-trab-is-7

Estabeleça suas metas de carreira

Descubra onde você quer estar em cinco anos. “O seu emprego atual pode o ajudar a chegar lá?”, pergunta Brook. “Se a resposta for não, então o que o ajudaria?”. Se você sabe onde quer chegar e o que quer fazer, essas perguntas podem o ajudar a enxergar as situações com outro olhar.

 

10-coisas-trab-is-4

Procure por oportunidades atraentes dentro da sua organização

“Veja quais são as oportunidades para você se juntar à projetos ou outras iniciativas dentro da sua companhia”, afirma Shane. “Seja voluntário para ajudar alguém que você admira, alguém que possa o ensinar e ser seu mentor”. Se dedicar à projetos que trazem retornos positivos podem tornar a sua experiência no seu ambiente de trabalho melhor.

 

10-coisas-trab-is-5

Não desconte seus sentimentos nos outros

Não trate mal seus colegas ou clientes porque você se sente mal no seu trabalho. Também não fale mal ou reclame dos problemas da sua companhia para eles. Não há problema em discutir seu descontentamento, mas seja cuidadoso para não exagerar e se tornar desagradável.

 

10-coisas-trab-is-6

Troque de emprego sem trocar de companhia

Se você está contente com seu empregador, mas não está satisfeito com o seu superior ou com o seu cargo, considere mudar de emprego dentro da sua organização, ou alterar sua posição atual para outra função que se encaixe melhor com seus gostos e necessidades. “A elaboração de trabalhos é a arte de retrabalhar sua descrição para que você seja mais capaz de usar suas habilidades e contribuições no seu ambiente de trabalho”, afirma Brooks.

 

 

 

Publicado por Forbes Brasil/ Redação

 

 

 

 
Comente o Post

orb.digital